sexta-feira, 21 de junho de 2013

Resenha: Um Dia 4#

Título: Um Dia
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Ano: 2011
Número de páginas: 410
Minha avaliação: 
Sinopse: "Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas – vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida. Um dia é um fenômeno editorial no Reino Unido, sucesso absoluto de crítica e público, e teve o roteiro adaptado para o cinema pelo próprio autor, David Nicholls. O filme, dirigido pela cineasta dinamarquesa Lone Scherfig, que também dirigiu Educação, traz a atriz Anne Hathaway no papel de Emma Morley." Fonte: Editora Intrínseca.


     O livro conta a estória de Dex e Em de Em e Dex. Dois estudantes universitários que se notam na comemoração da diplomacia da formatura de ambos. E desde então, vivem um amor desleixado. Um amor que tem medo de aparecer.

     Veio parar em minhas mãos como presente da livraria Cultura, em ocasião de um texto feito e selecionado em um concurso. Como dito anteriormente o livro é protagonizado por Dexter e Emma, interpretados de forma exuberante por Jim Sturgess e Anne Hathaway. Deixo em destaque aqui a minha indicação. Corram às livrarias o mais rápido possível e as locadoras também. O que me levou a falar deste livro? O seu fascínio e a pergunta que o mesmo me impôs. Por que perdemos tanto tempo nos anunciando? Medo? Talvez. Meu chute: não saber.


     Não saber se é isso mesmo o que queremos, ou se não é isso o que o outro quer. Não saber se devemos arriscar com ousadia. Não saber o que o outro quis dizer com um “tanto faz”. Não saber o que se passa de verdade. Não saber se estamos depositando expectativas demais, onde na verdade deveria está sendo depositado expectativas de menos – na melhor das hipóteses. Não saber se irão se encontrar, não saber se irão se perder. Ou já ter uma certeza angustiante de tudo isso. Talvez eu esteja certa, talvez não. É o que eu penso como mera mortal, caríssimos. No filme, um retrato bem feito do que se passa na realidade, os personagens encontravam-se à medida que se perdiam. Sabe-se que em um determinado momento entre o meio e o fim, souberam-se afetados por uma paixão incubada. Ela carente, precisando que ele demonstrasse sentir algo. Ele inquebrável, precisando que ela o descobrisse. Certo tempo decorre até que sigam juntos, mas enfim, seguiram. Antes tarde do que nunca. Uma pena a maioria não se entregar a uma coisa tão bonita. A esse presente nada recusável que nos foi posto a porta. Uma pena nem sempre terminar com declarações finais e derretimento de gelo. Abramos as garrafas. Esvaziemos esse amor enquanto se pode, já que a nossa vida não é formada por 410 páginas ou cento e quarenta minutos de cena e sim por um oceano de anos e um lago de oportunidades.


Tenho um carinho enorme pelo livro. Tenho quase certeza de que ele foi escrito para mim.


4 comentários:

  1. Ja vi o filme e quero muito ler o livro . Ainda pra mais ele agora esta com 40€ de desconto na wook.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog! Seguindo, claro!
    Beijos
    Isa
    http://www.verbosdiversos.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu acho a capa feia. Sim, feia. E queriam me fazer levar ele de qualquer jeito na livraria. Desde então, não chego nem perto, haha.

    http://fakereader.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Clara! Descobri esse livro graças à uma amiga com o mesmo nome que o seu, haha. Depois qu li, também criei um carinho enorme por ele... Realmente é muito bom! Por mais que o filme tenha coisas diferentes, é muito emocionante ver na telona tudo aquilo que projetamos na nossa cabeça enquanto lemos.
    Adorei a sua resenha, parabéns!
    Beijos, Lis.
    ourbooksontheshelf.blogspot.com.br

    ResponderExcluir